27/01/2012

A DESUNIÃO, NA CERTA, NÃO FAZ A FORÇA!...

Caros aficionados, estamos a viver momentos conturbados no panorama taurino internacional!

Todos os dias somos confrontados com novos ataques, muitos deles graves e que resultam entre outras coisas no encerramento de Praças de Toiros!

Isto passa-se nas “nossas barbas” como é o caso de Cascais ou Viana do Castelo, ou nas nossas imediações, como é o caso das Praças da Catalunha. Temos sofrido inúmeros ataques por todo o mundo, como por exemplo no México, no Equador, na Venezuela, Perú e Colômbia!

Praça de Toiros de Viana do Castelo


Mas afinal, longe ou perto, é o Nosso Mundo que se está aos poucos a apagar!



E o que é que nós fazemos??? Nada!

Sentamo-nos no nosso sofá, chamamos uns nomes aos responsáveis por isso e mudamos o tema da nossa conversa, convencidos que este mal nunca baterá às nossas portas.
Mas eu sou de Cascais e sei que pode mesmo bater!

Eu vi a minha Praça de Toiros ser “enrolada” numa tramoia imobiliária que lhe decretou a sentença de morte, para na verdade dar lugar a um nada, a um vazio...

Praça de Toiros de Cascais


O que na verdade quero dizer com tudo isto, é que os aficionados de todo o mundo devem unir esforços para levar mais longe as suas vozes!

Se acabarem as corridas de toiros na Cidade do México, apesar da distância, isto é uma ofensa aos meus principios, aquilo em que acredito, aquilo de que gosto!

Quando acabaram em Barcelona, eu fiquei em estado de choque e ainda estou! Mas a verdade é que por esta ou aquela razão, aquilo que achavamos impossivel aconteceu... Uma província importante de Espanha aboliu a tauromaquia!!!

Monumental de Barcelona


A Capital Europeia da Cultura 2012, aqui em Portugal, aboliu do seu programa, qualquer referencia a uma das tradições culturais mais antigas do nosso país!

E nós que fizemos? 

Sentados nos nossos sofás lá teremos ditos umas palavras menos próprias para o lado, e... seguimos em frente!

Por isso caros aficionados, como diz a FAPT – Frente de Acção Pró Taurina, é hora de AGIR! É o momento de nos unirmos em Portugal, em Espanha, no México ou Equador, onde quer que haja corridas de toiros para defender aquilo que é nosso! A Tauromaquia!



Juntem-se aos movimentos no Facebook e participem com afinco! Juntem-se em associações que defendam a tauromaquia em geral ou alguma situação em particular e participem com afinco!



É certo que tivemos no dia 19 de Janeiro uma grande vitória no Parlamento, mas será que chega?

Temos de lutar pela blindagem da tauromaquia nos diversos municipios, no país em geral e no mundo! Precisamos de criar mecanismos politicos que garantam a continuidade da nossa Festa, para além de nós próprios!



Deixo aqui este meu apelo a que todos os aficionados acordem, se unam e defendam os nossos valores comuns!!!

Não esqueçam, a desunião, na certa, não faz a força!!!...

Eu acredito nisto! E vocês?



Ricardo Dias Pinto*
* Conhecido aficionado actualmente à frente do movimento “Queremos Uma Praça de Toiros Nova na “Linha”!...” http://www.facebook.com/groups/110032312363018/

Sem comentários:

Enviar um comentário