13/01/2012

O “Tiro no Pé” do Movimento Anti-Taurino já tem Data e Local Marcados...

É verdade, de facto o Movimento Anti-Taurino, ou diversas fracções desse movimento, marcaram o dia e o local da sua próxima grande derrota para o próximo dia 19 de Janeiro, ao apresentar à Assembleia da República um documento com cerca de 7000 assinaturas válidas, para levar a discussão parlamentar as Corridas de Toiros em Portugal.

Fizeram-nos com isto um grande favor!

E isto porquê?

Neste quadro, na minha opinão que gostava de partilhar aqui convosco, avizinham-se dois caminhos possiveis:

  • ou vai a discussão sem projecto-lei
  • ou surge um projecto-lei para ser sujeito a votação


Na primeira hipótese, deve ser dada a cada bancada 3 minutos de tempo para fazer a sua prelecção sobre o tema. Sendo que tempos 5 Bancadas Parlamentares, em 15 minutos ou pouco mais, o assunto deverá ficar discutido, sem consequências positivas ou negativas para nenhum dos lados, a não ser a obrigatoriedade das Bancadas nos darem uma posição mais concreta acerca disto, salientando-se no entanto a pequenez do acto conseguido pelo movimento Anti-Taurino!

Na segunda das situações é que o “tiro no pé” seria ainda maior e de devastadoras consequencias para o dito movimento!

Parece que o Bloco de Esquerda põe de facto a hipotese de apresentar um Projecto-Lei contra as Corridas de Toiros a votação no Emicíclo.

Uma vez votado, dever-se-á esperar que seja chumbado, apenas com os votos a favor do BE, de alguns deputados comunistas, especialmente afectos ao PEV (os Verdes) e eventualmente um ou outro deputado da Bancada Socialista, podendo-se prever, quanto a mim, que os restantes deputados votarão contra ou abster-se-ão chumbando o dito Projecto-Lei!

Ora, se for este último o caso, na minha opinião, será uma situação duplamente vantajosa para a afición, já que se por um lado é um tiro de alto calibre dado no pé dos anti-taurinos, também será um abrir de olhos para os municipios e até mesmo para os partidos politicos, que deverão começar a criar mecanismos que visem a protecção desta nossa tradição! Suceder-se-ão as Câmaras Municipais a declarar a tauromaquia Património Cultural (à imagem do que está a acontecer em Espanha) e muito provávelmente justificar-se-á apresentar e discutir um novo Projecto-Lei, desta feita que proteja e garanta o futuro desta nossa manifestação cultural e artística secular.

É por isso que eu digo, aconteça o que acontecer, os nossos opositores vai no próximo dia 19 de Janeiro dar o seu “mui nobre e voluntário tiro no pé”...

Mais uma vez temos de agradecer ao opositor, a publicidade às Corridas de Toiros, e o favor qe nos fazem de acordar o “monstro” que pode vir a ser a Tauromaquia em Portugal!!!!!

Ricardo Dias Pinto*

* Conhecido aficionado actualmente à frente do movimento “Queremos Uma Praça de Toiros Nova na “Linha”!...” http://www.facebook.com/groups/110032312363018/

1 comentário: